O Ituano anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Alberto Valentim. O treinador ex-Palmeiras, Vasco, Botafogo e Athletico Paranaense terá a missão de livrar o Galo de Itu do rebaixamento no Campeonato Paulista.
O acerto acontece três dias depois da demissão do técnico Marcinho, que deixou o cargo após nove meses de trabalho, com oito vitórias em 40 jogos.
O último trabalho de Valentim no futebol foi no Atlético-GO, clube que ficou dois meses e foi demitido em julho de 2023. A conquista mais importante da carreira do treinador de 48 anos foi o tÃtulo da Copa Sul-Americana de 2021 pelo Athletico.
O novo comandante comandará o treino desta terça-feira e chega em meio a uma crise do Rubro-negro, que venceu apenas dois dos últimos 24 jogos. Neste ano, o Ituano tem uma vitória (contra o Corinthians), três empates e sete derrotas.
O Galo foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil (derrota para o São Luiz, que custou o emprego de Marcinho) e ocupa a vice-lanterna do Paulistão com seis pontos conquistados.
A equipe tem os mesmos seis pontos do Guarani, o primeiro fora da zona de rebaixamento, mas com um saldo negativo de 11 gols, fica no Z-2. Ao mesmo tempo, tem um ponto a menos que a Portuguesa, vice-lÃder do Grupo A. Ou seja, o Rubro-negro também luta por classificação às quartas.
Na rodada passada, sob o comando do auxiliar Douglas Leite, o Ituano perdeu em casa para os reservas do Bragantino. A estreia de Alberto Valentim será neste sábado, às 20h, contra a Inter de Limeira, fora de casa, pela 11ª e penúltima rodada do Paulista. Na rodada final, o time de Itu recebe o São Paulo no estádio Novelli Júnior, em Itu.