Primeiro clube da carreira de Fernando Diniz como técnico, o Votoraty-SP anunciou o retorno às atividades por meio da reativação das categorias de base.
O clube - que já vinha disputando as últimas edições da Copa Votorantim sub-15 - confirmou que irá disputar o Campeonato Paulista nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20.
Já a reativação de um elenco profissional é uma possibilidade que, segundo o próprio clube, será avaliada posteriormente, já que a intenção, por enquanto, é investir apenas na base pelo menos nos próximos dois anos.
Atualmente, o Votoraty contra com cerca de 130 garotos treinando entre suas cinco categorias. Os jovens iniciaram o período de avaliações em outubro do ano passado e o projeto do clube é apoiado pela Prefeitura de Votorantim, que cede o espaço para os treinos.
Na Copinha Votorantim, o Votoraty estreia nesta sexta-feira, às 16h, diante do Canaã-DF. As duas equipes integram o Grupo C da competição ao lado de Palmeiras e Avaí.
Fundado em 2005, o Votoraty teve um rápido período de ascensão na segunda metade daquela década. A história do clube está indiscutivelmente atrelada à trajetória do técnico Feranndo Diniz, que ganhou sua primeira oportunidade na equipe.
Foi sob o comando do ex-técnico da Seleção Brasileira que o Votoraty conquistou os títulos da Série A3 do Campeonato Paulista e da Copa Paulista de 2009, o que rendeu, inclusive, uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Na competição nacional, a equipe seria eliminada pelo Grêmio na segunda fase.
Após terminar a Série A2 de 2010 na nona colocação (a uma posição de avançar de fase), o Votoraty foi envolvido em uma negociação com o grupo que havia adquirido os direitos do Comercial-SP.
Na ocasião, a manobra visava recolocar o time de Ribeirão Preto diretamente na Série A2 ocupando a vaga do Votoraty. O Bafo havia sido rebaixado à Série A3 no ano anterior e não conseguiu o acesso naquela temporada, retornando por meio da "fusão" entre os clubes.
O Votoraty, então, permaneceu inativo até retomar as atividades na disputa da Copa Votorantim sub-15 de 2019. O clube participaria das duas edições seguintes da competição, mas ficou fora em 2023, retornando neste ano.
Fonte: GE TV TEM