Campinas, SP, 30 (AFI) – Nem tudo foi perfeito para o futebol paulista nas competições nacionais, mas o saldo foi bastante positivo. Apesar do rebaixamento inédito do Santos à Série B do Campeonato Brasileiro, o estado de São Paulo terá incrÃveis 17 participantes nas quatro divisões, além de ter conquistado os principais tÃtulos: Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil.
O Palmeiras teve mais um ano incrÃvel ao ser campeão da Supercopa do Brasil e também do Brasileirão após caça incansável ao Botafogo. Além disso, o São Paulo conquistou a inédita Copa do Brasil, único tÃtulo que faltava na recheada galeria tricolor. Com isso, a próxima Supercopa estará mais uma vez garantida no estado paulista.
Outro destaque positivo foi o acesso da Ferroviária à Série C do Campeonato Brasileiro, que agora fará companhia ao São Bernardo. O São Bernardo, aliás, fez excelente campanha, chegou à segunda fase da Série C e só não conquistou o acesso por conta do número de gols marcados (9 a 6 contra o Operário-PR).
Na Série B, apesar de nenhum paulista ter conquistado o acesso à elite, todos os seis que iniciaram a competição garantiram permanência na divisão. O Novorizontino foi o grande destaque ao terminar em quinto lugar, brigando pelo acesso até os últimos minutos da última rodada.
O lado negativo ficou apenas com o Santos, que amargou seu primeiro rebaixamento na história. Mesmo assim, em 2024, o estado de São Paulo terá 17 representantes nas divisões nacionais.
Na Série A, contará com quatro: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Red Bull Bragantino. Na Série B, serão sete times: Santos, Novorizontino, Ponte Preta, Guarani, Mirassol, Ituano e Botafogo.
Na Série C, outros dois: São Bernardo e Ferroviária. Por fim, na Série D, os últimos quatro: Santo André, Inter de Limeira, Água Santa e São José.
Mais conquistas
Além disso, o estado de São Paulo conquistou os tÃtulos do Brasileirão Feminino A1, com o Corinthians diante da Ferroviária, e do Brasileiro Feminino A2 com o Red Bull Bragantino.
O Campeonato Brasileiro Sub-17 também teve final paulista, com o Palmeiras superando o São Paulo. O Palmeiras também conquistou a Copa do Brasil da categoria, diante do Athletico-PR.
Fonte: Futebol Interior